Quais são as áreas da Ciência de Dados?

Conheça as áreas envolvidas na ciência de dados.

Com o crescimento e amadurecimento da área de Ciência de Dados é natural que ocorra uma maior especialização em determinadas tarefas e até mesmo que surjam novas profissões ou cargos. Algumas das principais áreas envolvidas são:

- Análise de dados: nesta área em geral o uso de métodos estatísticos e de mineração de dados formam o núcleo das atividades. Ferramentas e estratégias para manipulação e visualização de dados são essenciais.

- Big data: neste caso usamos o termo big data para indicar as ferramentas computacionais para lidar com quantidades massivas de dados. Uma das principais ferramentas em uso é o Apache Spark. Apesar de não serem exatamente ferramentas para Big Data, os banco de dados relacionais como o MySQL, MariaDB e similares ainda são ferramentas muito importantes e presentes no dia-a-dia de muitas empresas.

- Inteligência de negócios: conhecer o negócio no qual se vai atuar é primordial e governa toda a estratégia de análise de dados. Formular perguntas relevantes para o negócio é uma tarefa que deve ser compartilhada por todos os membros da equipe.

- Linguagens de programação: trabalhar com bases de dados na busca de obter conhecimento está entre as atividades mais importantes do Cientista de Dados. Assim, dominar ferramentas que permitam fazer esta exploração de forma rápida e consistente é fundamental. Este é o papel das linguagens de programação em Ciência de Dados. Para citar algumas das mais populares, temos o R, Python, Julia, Matlab, C++ entre outras. Todas são excelentes linguagens e tem seus pontos fortes e fracos.

- Notebooks e IDEs: o profissional de Ciência de Dados vai passar muitas horas programando. Ter uma ferramenta que ajude a programar mais e mais rápido é importante. Esse é o papel dos notebooks como a Jupyter e também das IDEs (Integrated Development Environment) ou ambiente integrado de desenvolvimento.

- Soft Skills: o trabalho do Cientista de Dados é por natureza multidisciplinar. Assim, habilidades de comunicação e trabalho em equipe são fundamentais. Saber traduzir resultados para todos os membros da equipe de forma rápida e eficiente é uma das principais habilidades que o Cientista de Dados deve desenvolver.

Com o crescimento da área de dados as profissões também estão ficando mais especializadas. Podemos citar ao menos três profissões que têm atividades razoavelmente distintas dentro da área de dados:

- Engenheiro de dados: esse profissional é o responsável por construir sistemas para coletar, armazenar, gerenciar e tratar dados brutos para que eles possam ser usados pelos analistas e cientistas de dados. Podemos dizer que o engenheiro de dados é o responsável por trazer os dados de diferentes sistemas internos e externos da organização, padronizá-los e organizá-los de forma que possam ser usados para análise e construção de modelos e produtos. Além disso, também são responsáveis pelo fluxo de dados dentro da organização de modo a entregar o dado certo para cada time. Conhecimentos comuns a este profissional são o gerenciamento de banco de dados, computação em nuvem e de alto desempenho.

- Analista de dados: esse profissional é o elo entre os dados e os interessados em usá-los. Ele deve entender do negócio para construir formas de usar os dados na tomada de decisões estratégicas. É um profissional com bons conhecimentos em estatística e com habilidades para construir visualizações de dados como dashboards e relatórios gerenciais.

- Cientista de dados: esse profissional é o responsável por combinar métodos computacionais, estatística e  matemática para processar, analisar e modelar dados para então interpretá-los com o objetivo de traçar planos de atuação para melhorar a performance dos negócios da organização. É um profissional com conhecimento profundo de métodos científicos e computação para usá-los em grandes bases de dados.

Quer saber mais sobre Ciência de Dados e áreas relacionadas? Assine a nossa newsletter e receba notificação de novos posts em nosso Blog.

Está começando na área de dados? Quer uma boa fundamentação estatística? Faça sua pré-inscrição para o nosso curso gratuito Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados e de o primeiro passo para uma carreira de sucesso em Ciência de Dados.

Nenhum comentário

• endereço: José Gianini Panceti, 346, Guabirotuba, Curitiba, PR, Brasil.

• email: [email protected]

Siga-nos

Missão Nossa missão é impactar carreiras, profissionais e negócios com uma formação íntegra e fundamentada em data science, com ensino humano, didático e aplicado orientado aos resultados e autonomia profissional do aluno.