Conhecendo o R

Conheça uma das principais linguagens de programação para trabalhar com Ciência de Dados.

O R é uma linguagem de programação livre e de código aberto, isso significa que qualquer um pode instalar o R e ainda acessar todo o seu código fonte. Em termos práticos, o R é um ambiente de software para computação estatística e gráficos. Trata-se de uma ferramenta originalmente muito utilizada por estatísticos mundo afora mas que, com a popularização de áreas multidisciplinares, como a ciência de dados, vem ganhando espaço nas mais variadas áreas em que se fazem necessárias técnicas de análise de dados, como por exemplo: universidades, escolas, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, startups, empresas, etc.

A instalação do R pode ser feita pelo “Comprehensive R Archive Network” (CRAN). Na página você encontrará as distribuições R para diferentes sistemas operacionais: Linux (Debian, Fedora/Redhat, Ubuntu), macOS e Windows. Ainda na página do CRAN você pode acessar a útil lista de pacotes agrupados por tarefas/áreas, é o chamado CRAN Task Views.

O R possui recursos para visualização de dados, construção de dashboards utilizando o mecanismo Shiny, confecção de documentos dinâmicos utilizando Rmarkdown, etc. Isto sem mencionar a maior área de competência do R: os métodos estatísticos. Com o R é possível ajustar modelos estatísticos e de aprendizado de máquina, utilizar procedimentos de simulação Monte Carlo (reamostragens e afins), você tem acesso a implementações métodos multivariados, métodos não paramétricos, etc.

Lembre-se do R como uma poderosa ferramenta que pode ser usada em várias etapas do processo do trabalho com dados como aquisição, importação, tratamentos dos dados, análise e comunicação. A documentação é vasta tanto internamente quanto materiais na web, alguns que materiais interessantes são os seguintes cartões de referência: R Reference Card, R Reference Card · Statistics, R base, R base · PT, RStudio IDE, RStudio IDE · PT

Instalar a linguagem R costuma ser uma tarefa simples. Na página do CRAN estão disponíveis as opções de download. Para o sistema operacional Windows basta baixar o *.exe e instalar como qualquer outro software do sistema. Para Linux esteja atento à sua distribuição, utilize as instruções disponíveis aqui; em geral basta copiar e colar alguns comandos no terminal e a instalação será feita sem maiores problemas. Para o sistema Mac OS X, recomendamos o tutorial disponível aqui.

O R é uma linguagem de programação, isso quer dizer que o R é o responsável por receber as instruções do usuário e utilizar o computador para executar essas instruções e retornar um resultado. Na prática é comum o uso de softwares que oferecem algumas facilidades para se programar em determinada linguagem, esses softwares são chamados de ambientes integrados de desenvolvimento (IDE). Existem também os Editores; tratam-se de ferramentas gerais habilitadas para as linguagens usando plugins. Entre IDEs e editores, as mais famosas opções para trabalhar com R são o Rstudio, Tinn-R, GNU Emacs, Vim e VS Code.

A mais popular das opções de IDE é o Rstudio. Sua popularidade deve-se ao fato de ser o mais rápido de se aprender. Além disso, a IDE já vem totalmente habilitada para o uso do R em todos os aspectos. O Download do RStudio pode ser feito pelo site https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/.

A escolha da IDE ou editor é pessoal. Em geral, IDEs são recomendadas para iniciantes pois já vem prontas para utilizar, têm uma curva de aprendizado fácil, as funcionalidades ficam todas disponíveis de forma intuitiva, etc. Contudo, IDEs tem poucas opções de customização e costumam ser limitadas à linguagem. Por outro lado, os editores costumam ser recomendados para usuários mais experientes. Com os editores é possível trabalhar com outras linguagens e existe um alto nível de customização. Contudo requer uma série de habilitações para que seja possível utilizar a linguagem e nem sempre os recursos são tão intuitivos quanto nas IDEs.

Quer aprender R mas não tem experiência com linguagens de programação? Não tem problema! Conheça o nosso curso R para decolar que foi desenvolvido para quem não tem nenhuma experiência em programação! Mas quer começar de forma segura e correta. Se já tem experiência em programação conheça o nosso curso R para data science desenvolvido para quem quer trabalhar com dados de forma rápida e eficaz usando o mais famoso framework de data science em R o tidyverse.

Nenhum comentário

• endereço: José Gianini Panceti, 346, Guabirotuba, Curitiba, PR, Brasil.

• email: [email protected]

Siga-nos

Missão Nossa missão é impactar carreiras, profissionais e negócios com uma formação íntegra e fundamentada em data science, com ensino humano, didático e aplicado orientado aos resultados e autonomia profissional do aluno.